domingo, 19 de junho de 2011

Diário de um Transplante - Dia 5

Olá, boa noite a todos vocês!

Mais um dia terminando, provavelmente o último que eu tenha poucas novidades para contar já que amanhã começa a semana de mobilização pré transplante.

Hoje vou tentar explicar da forma mais clara possível como é todo esse processo, porque ultimamente tenho percebi que as pessoas não tem a menor noção do que é um transplante de medula. Então vamos pelo começo:

O que é a medula óssea?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas. As hemácias transportam o oxigênio dos pulmões para as células de todo o nosso organismo e o gás carbônico das células para os pulmões. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo e nos defendem das infecções. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.

Isto explicado a próxima explicação é:

O que é o transplante de medula óssea?

Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por outra de células normais, transformando-a em uma nova medula saudável. O transplante pode ser autólogo, quando a medula vem do próprio paciente. No transplante alogênico a medula vem de um doador. O transplante também pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical.

Como é o transplante para o paciente?
Depois de se submeter a um tratamento que ataca as células doentes e destrói a própria medula, o paciente recebe a medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue. Essa nova medula é rica em células chamadas progenitoras que, uma vez na corrente sangüínea, circulam e vão se alojar na medula óssea, onde se desenvolvem. Durante o período em que estas células ainda não são capazes de produzir glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas em quantidade suficiente para manter as taxas dentro da normalidade, o paciente fica mais exposto a infecções e hemorragias. Por isso, deve ser mantido internado no hospital, em regime de isolamento. 

Após tudo isto explicado amanhã começa esta etapa do transplante que ataca as células doentes e destrói a minha medula. Para fazer isto farei a partir de amanhã três dias de radioterapia duas vezes ao dia e dois dias de quimioterapia. 

Acho que depois disso o pessoal que ainda tinha dúvidas esta entendendo tudo!

Agora vou parar de falar se não depois não vou ter o que escrever!

Gente não tenho nem palavras para agradecer o feedback que vocês tem me dado acompanhando esta minha batalha! Vocês são realmente demais!

Agora preciso fazer um pedido aqui, eu sei que é super difícil comentar aqui no blog, não sei porque a configuração de comentários é tão complicada mas para as pessoas que comentam como Anonimo por favor não se esqueçam de se identificar ao fim da mensagem. Tem um pessoal super fofo que comenta mas sem nome então fica difícil eu saber quem é e agradecer o carinho e a atenção. 

Acho que é isso, até amanha pessoal!

Beijão

19 comentários:

  1. Ma, já nos falamos hoje mas nunca é demais passar por aqui e dizer que tou adorando a postagem diária. Uma forma de ter você pertinho todo dia! Força por aí amiga, amanhã é uma nova batalha - a qual você, mais uma vez, vencerá!

    Beijocas,
    Ju B.

    ResponderExcluir
  2. Marilia, estamos acompanhando td e sempre torcendo para sua rapida melhora.bjussssssss, chris

    ResponderExcluir
  3. Ow fia, vc sabe que só me enche de orgulho! Estamos juntos nessa!
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Flor, estou aqui na torcida!!!!!!!!! E bora ganhar essa batalha!!!!!!!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  5. sabbas disse tudo!!!! orgulhinhooo
    te amooo

    ResponderExcluir
  6. Marília, acompanhar o seu blog é sempre um aprendizado. Na lição de hoje aprendi o que é um transplante de medula óssea. KIKA.

    ResponderExcluir
  7. Ma.. Sei que faz seeeculos que a gente não se fala, mas queria dizer que pode contar comigo ! adorei o blog.. ta muito bom !! bjao, barbara alencar (babi)

    ResponderExcluir
  8. Ma....to aqui coladinha em cada post seu....beijocas e tamo junto!

    ResponderExcluir
  9. Agora entendi tudinho...vc foi bem didatica. Boa sorte e vamukivamu...rs...beijosteamamos
    TIA ELZA

    ResponderExcluir
  10. ma, que demais... estou emocionada em passar aqui... adorei seu blog, tudo que vc escreveu... força !!!vai dar tudo certo.. vc sabe mais que ninguem que a vida e dá desafios para nós, e uma pessoa como vc, sempre consegue enfrentar esses obstáculos,e vc conseguira mais uma vez vencer... vc e uma vencedora!admiro demais vc... estamos por perto sempre!quando puder quero te ver e quero pessoalmente saber todos os detalhes... me avisa?
    sou uma grande fã sua...
    zazá kusminsky

    ResponderExcluir
  11. Força menina!!!Tenha certeza que já deu CERTOOOOO!!!¨To¨acompanhando bjs no coração renata

    ResponderExcluir
  12. Bela explicação! E vamo que vamo!!! Torcendo para os enfermeiros serem daquele jeito!!! Beijo pra vc nega!

    ResponderExcluir
  13. vc está praticamente uma mádica.estamos na torcida.bjs e força.flavia

    ResponderExcluir
  14. OI! BOM DIA! ESTAMOS NA MAIOR TORCIDA POR VOCÊ.
    CADA DIA É UMA FAIXA NOVA NO ESTÁDIO. BJS

    ResponderExcluir
  15. Vai lá Marilia, estamos torcendo!!
    Na quarta a Sabrina e eu vamos pro jogo...o coraçao continua verde mas pai é pai. Dá-lhe Santos.
    bj

    ResponderExcluir
  16. OI! ESPERO QUE ESTEJA INDO TUDO BEM. TENTENDO AJUDAR: QUEM COMENTA COMO ANÔNIMO, PARA APARECER O NOME EM CIMA. DEPOIS DE ESCREVER O COMENTÁRIO 1o. SELECIONAR PERFIL; 2o. NOME/URL; 3o. PÔR NOME , CONTINUAR, ETC... BJS

    ResponderExcluir
  17. OI QUERIDA,

    ALÉM DE ORGULHO SENTIMOS MUITA ADMIRAÇÃO.
    SUPER PESSOAAAAA.
    BEIJOS,
    SOLANGE E SERGIO

    ResponderExcluir
  18. Gata, como já disse antes, let´s fucking do this!!!
    hahaha e vê se deixa o cel ligado, pq no fim de semana tentei te bipar e não consegui!!
    beijos no coração, Nina (do bê)

    ResponderExcluir