quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Port a Cath

Gente esse post é sobre cateter, ou acesso venoso, como quiserem chamar. Eu não sei se já falei aqui sobre a benção que é ter um desses para fazer o tratamento mas ele é realmente muito útil.

Os médicos que conduziram o começo do meu tratamento antes mesmo da primeira quimioterapia já implantaram o port a cath que nada mais é que um cateter intravenoso de fácil acesso para que conforme eu fosse realizando o protocolo de quimioterapia não tivesse problemas nas aplicações, já que ao longo do tempo as veias vão ficando "cansadas".












Além deste benefício existem muitos outros, segundo um artigo publicado "A grande vantagem dos sistemas implantáveis sobre os acessos periféricos é a comodidade no tratamento e a segurança no manuseio dos acessos venosos. O quase total desaparecimento dos extravasamentos e dos atrasos de infusões, a comodidade com o uso de bombas de infusão e coleta de sangue e a diminuição do estresse do paciente são também importantes benefícios. A escolha do sistema mais adequado para cada paciente é decisiva no sucesso do tratamento."


Como o artigo cita, há diversos tipos de cateters para cada tipo de pessoa e de tratamento, como eu sou leiga assim como muitos a melhor coisa é sempre consultar o seu médico. E caso se interessem sobre o artigo de onde tirei estas informações o endereço eletrônico é:


http://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2030/paginas/materia%2015-30.html


Espero ter ajudado com mais uma dica.


Um beijo a todos



2 comentários:

  1. Olá. Sou Cirurgião Vascular e instalo muitos cateteres como este em pacientes oncológicos, não só de linfoma, mas de outras neoplasias também. Quero parabenizar pelo Blog e pela forma de encarar a vida, pois, perdemos a partir do momento que desistimos de lutar!
    Força e Fé sempre!!!

    ResponderExcluir
  2. ola! sou enfermeira e acompanho pacientes com esse tipo de acesso,, e menos doloroso para o paciente q esta internado fazendo tratamento com antibioticos por longo periodo. Pois as veias se tornam edudecida (secas),e frageisl,e o acesso periferico fica comprometido. O porto cath facilita o trabalho,e o paciente deixa de ser furado com tanta frequencia .

    ResponderExcluir