quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Santo Biotene

Pessoal aqui vai outro post com uma dica importantíssima para quem está passando por um tratamento oncológico, que graças a uma amada enfermeira responsável pelas minhas quimios eu não tive nenhum problema odontológico durante o meu tratamento.


Pra quem não sabe, nós pacientes imunodepressivos podemos adquirir problemas sérios na nossa boca, já que nosso sistema não está tão forte para combater as bactérias vinda dos alimentos. As manifestações desagradáveis na boca provocadas pelos tratamentos aparecem logo no ínicio e elas podem ser:


- Dificuldade para falar, se alimentar e engolir provocadas pela diminuição da saliva e a sensação de boca seca.
- Inflamação e dor na mucosa bucal ( mucosite, glossite e aftas)
- Aumento de bactérias cariogênicas e periodontogênicas ( cáries, gengivite e periodontite)
- Infecções oportunistas a fungos e vírus (candidiase e herpes)


Por estes motivos, é necessário antes de iniciar qualquer tratamento seja ele quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia, fazer uma visita a um profissional da saúde bucal, afim de eliminar qualquer bactéria ou problema já existente.


Posteriormente devemos realizar a higiene bucal religiosamente e com cuidados especiais, já que o nosso organismo não funciona da mesma forma que antes e um destes cuidados além da escovação é a utilização de exaguantes, cremes dentais entre outros produtos específicos para estes problemas que é o caso da linha Biotene.


Gente não pensem que eu estou fazendo jabá do produto ou algo assim, pelo contrário, sei que a Oralbalance, a Colgate  e até mesmo fórmulas feitas em farmácias de manipulação servem, o importante é prevenir e não remediar. Mas como o blog foi feito para contar minhas experiências particulares eu tive a sorte de poder ter acesso a linha de produtos Biotene e nunca tive nenhum problema quanto a minha boca.


Linha de Produtos Biotene


Pelo que eu saiba é um produto importado dos EUA mas vende em boas farmácias aqui do Brasil, eles tem desde a escova e o creme dental, passando pelos enxaguantes bucais e até mesmo um creme que imita saliva!


Como já disse anteriormente, a marca não importa o que importa é o cuidado com a sua saúde.


Beijos

5 comentários:

  1. Caraca, tinha ate esquecido disso.....I love you e seu blog tb!!!!
    BJU

    ResponderExcluir
  2. Fala sério, graças ao Denis, que foi o primeiro a achar e, em seguida, minha querida irmã Juliana que manteve um fornecimento expressivo, Marília pode ficar com a saúde bucal em cima!!! Beijos filhota, continue contando... E ajudando...

    ResponderExcluir
  3. Marilia,
    Seu blog é incrível. Esta manhã li sobre sua viagem ao Rio e mudou por completo meu dia. Você irradia luz! Bjs com carinho, Cynthia

    ResponderExcluir
  4. careca fresca sempre ajudando...mesmo quem não tem cancer, só de ler o dia melhora

    ResponderExcluir
  5. No question, this is perfect. It's not every day you stumble on a blog that's this
    good on web 2.0 site, and you've got it down fully. Not many people these days make an effort to put some thought into this issue. It's
    cool that I was able to find this while searching for related topics.


    Also visit my blog post blogparamaestros.blogspot.com

    ResponderExcluir