quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Saia de Casa

Voltei de viagem hoje, fui passar o feriado na nossa Cidade Maravilhosa!


Voltando do Rio estava pensando neste blog, no sucesso que ele esta fazendo, nos amigos queridos comentando, de quantas pessoas posso ajudar, de que assuntos posso abordar, entre outras coisas.


E já que o feriado está tão recente e eu aproveitei pra ir viajar, gostaria de falar uma coisa que no meu tratamento foi muito importante. Não importam as cicatrizes, a falta de cabelo, os catéters ou qualquer outra coisa que te motive a ficar em casa, sair, ver os amigos, ir ao cinema, viajar, ver o por do sol na praia, entre tantas outras coisas que sã indispensáveis neste momento.


Logicamente que muitos dias sim, agente não quer nem pisar o pé pra fora da cama, o enjôo, as dores no corpo, o cansaço, parecem não deixar. Mas, distrair a mente, e passar o tempo pensando em outras coisas além da doença é fundamental na minha opinião. Seguir a vida adiante é uma das formas mais eficazes de diminuir a angústia, a dor e as inseguranças que essa doença nos traz.


Nunca me esqueço que em uma de minhas muitas internações, talvez a mais grave delas, eu estava com um quadro grave de pancreatite aguda e não comia nem bebia nada há 36 dias. Minhas chances de melhoras eram cada vez menores e o tempo passava arrastado, mas a visita de amigos, familiares, rondas no hospital de camisolinha mesmo me ajudaram nos momentos mais difíceis.


Nessa mesma internação havia uma jovem com um tipo de cancer muito sério que estava muito debilitada, não queria comer, não queria receber os amigos, nem sair do quarto e todos que passavam no meu quarto e no dela vinham me pedir pra conversar com ela, transmitir uma mensagem de encorajamento, para ela se inspirar, pois a atitude negativa a estava matando.


Eu, extrovertida que sou, não pensei duas vezes em ir ao quarto dela para conversar e dar um incentivo como uma pessoa que também estava passando por isso. Ela estava muito magra, não aceitava nenhuma comida trazida a ela, a mãe já estava ficando maluca tentando criar idéias de comida que ela pudesse ter vontade de comer.


Além do problema alimentar, ela não queria receber visitas e não saía do quarto de jeito nenhum. Aos poucos fui percebendo que a relutância era devido a sua aparência. Muito magra, careca e cheia de tubos e acessos venosos ela tinha vergonha e não queria se expor. Mostrei pra ela as perucas do Zezinho inclusive a minha, e ela amou, parecia uma nova pessoa quando eu mostrei essa alternativa para um dos problemas.


Eu sai do hospital e ela continuou lá, mas as enfermeiras me disseram que ela estava melhorando, e segundo o próprio Zezinho assim que ela saiu do hospital adquiriu uma prótese loiríssima pra chamar de sua.


O que eu quero dizer é, não adianta se fechar pro mundo e deixar de viver, sair, ver os amigos, conhecer novos lugares. Estas são ações muito importante para a nossa recuperação, eu mesma já discutia com a minha mãe. Ela dizia que saindo assim eu iria morrer e eu sempre a respondi: quem vai me matar é você se não me deixar sair e ver o mundo, se eu ficar aqui trancada aí sim é que eu morro.


Aproveitem, existe um lindo novo dia toda manhã!


11 comentários:

  1. lendo seu blog sei que vou ter um dia abeçoado.vc é uma pessoa maravilhosa.que bom ser sua prima.

    ResponderExcluir
  2. Ma, bom dia. Este post trouxe uma luz interminável para o meu dia. Mudou o colorido! Tenha um lindo dia. Com carinho, Cynthia

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O post mais bonito de todos! Vivendo e aprendendo... te amo!
    Nina

    ResponderExcluir
  5. meu Deus, que delícia acordar assim, simplesmente sem palavras, como disse minha mãe, queria ter um pouquinho de você em mim...!!!

    ResponderExcluir
  6. Marilia! Qué hermoso tu blog y tus palabras. Te felicito enormemente y me siento cada vez más feliz de haberte conocido. Me llena de orgullo.
    Sos una persona extraordinaria y te merecés todo lo mejor. Te felicito por tu coraje y por ayudar a las personas que están pasando por este momento tan difícil, que vos llevás llena de energía y que pronto superarás.
    Muchos besos desde BA.

    ResponderExcluir
  7. maryyy ahazou! tem que ser assim mesmo, nada eh mais importante do que sair e ver os amigos e pessoas queridas pra se sentir bem!
    besos

    ResponderExcluir
  8. Marilia
    Obrigada pelo privilégio de ter conhecido você!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente maaah e meu dia agora vai ser mto melhor!!
    E quando quiser fazer outra viagemzinha dessas pra rir bastanteeee é só chamar hein q estaremos a disposição, aliás não só pra isso, pra qualquer coisa!!!
    Amo vc!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. to amando isso aqui!! ta demais, juro!! parabens máá!!! pelo exemplo q vc eh para todoss!! love uuuuu!!

    ps: saudades da vidaaa

    ResponderExcluir
  11. uva... quanta admiração. por sua coragem, força e atitude!!! saiba que mesmo de longe te acompanho e torço por você, sempre. pessoas queridas serão sempre queridas! bjos edu

    ResponderExcluir