quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Sobre o Linfoma

Pra quem assim como eu não entendia o que significava Linfoma, aqui vão algumas explicações:


Linfomas são cânceres que se iniciam a partir da transformação de um linfócito no sistema linfático. Os linfomas são resultado de um dano ao DNA de uma célula precursora de um linfócito, isto é, uma célula que irá se transformar em linfócito. Esse dano ao DNA ocorre após o nascimento e representa, portanto, uma doença adquirida e não hereditária. Essa alteração ou mutação do DNA do linfócito gera uma transformação maligna: resulta no crescimento descontrolado e excessivo dos linfócitos, que se multiplicam sem controle. O acúmulo dessas células resulta em massas tumorais inicialmente nos linfonodos (gânglios linfáticos), mas com a evolução da doença pode acometer outras regiões do corpo.

Os linfomas geralmente têm início nos linfonodos (gânglios linfáticos). Por essa razão o linfoma pode se desenvolver em qualquer dos linfonodos contidos e distribuídos nas diversas regiões do corpo: periféricos ou profundos (no tórax e abdome). Em alguns casos, os linfomas podem envolver a medula óssea, bem como outros órgãos tais como sistema nervoso central, testículos, pele, entre outros.


Existem diversos tipos de Linfoma, se eu explicasse aqui o blog ia se tornar chato e tedioso, já que nós não somos médicos e sim leigos tentando aprender um pouco mais sobre essa doença.


O que posso dizer é que Linfoma é um tipo de Câncer comum, que atinge a maioria das vezes jovens em torno de 20 anos de idade. Chegando a incidência de 10 casos a cada 100000 indivíduos dessa faixa etária.


A doença pode surgir em qualquer parte do corpo e os sintomas dependem da sua localização. Caso se desenvolva em linfonodos que estão próximos à pele, no pescoço, axilas e virilhas, os sintomas provavelmente incluirão a apresentação de linfonodos aumentados e indolores nestes locais. Se a doença ocorre na região do tórax, os sintomas podem ser de tosse, "falta de ar" (dispnéia) e dor torácica. E quando se apresenta na pelve e no abdome, os sintomas podem ser de plenitude e distensão abdominal. Outros sintomas incluem febre, fadiga, sudorese noturna, perda de peso, e prurido ("coceira na pele"). 


Este é um vídeo de uma campanha de conscientização do linfoma. 








O mais importante é conscientizarmos a população deste tipo de câncer para que quanto mais rápido diagnosticado mais fácil é a possibilidade de cura.


Espero ter esclarecido um pouco sobre o assunto.

Os dados são de www.abrale.com.br





2 comentários:

  1. Mesmo em meio a esta situação que muitas pessoas jamais suportariam vivenciar, se quer um dia, vc todos os dias nos dá uma lição de como enfrentar com tanta sabedoria e compreensão as causas inexplicáveis das nossas vidas!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Desde ontem estou tentando postar um comentario... Sou loira de verdade.
    Mas queria voce para mim. Com t oda essa coragem, e alegria é a coisa que todos deveriam aprender com ove.
    Voce é tudo!

    ResponderExcluir