sábado, 2 de julho de 2011

Diário de um Transplante - Dia 18

Olá a todos boa noite!

Mais um dia terminando e venho aqui contar como foi. Hoje o dia começou bem difícil, acordei com muita dor na boca e na garganta, mas graças aos medicamentos analgésicos na hora do almoço eu já estava outra pessoa. Hoje foi um dos dias que eu melhor consegui comer e que passei bem todo o dia.

Victoria e meu pai ficaram aqui todo o dia e foi bem gostoso, jogamos carta, falamos besteira, dormimos mas principalmente nos fizemos companhia, coisa que há tempos não fazíamos só os três. Além disso fiz fisioterapia, laser e caminhei no corredor.

Hoje recebi plaquetas novamente e a moça do hemocentro disse que lá embaixo estava uma loucura, boa parte porque amigos conhecidos e familiares vieram doar para mim! Gente vocês são demais, em menos de 24 horas já se mobilizaram para virem aqui, perderem um pedaço de seu pequeno fim de semana para me ajudar! Vocês não são amigos, são anjos! Sou uma pessoa iluminada e abençoada por ter todos vocês na minha vida!

Para aqueles que moram longe, ou que estão impossibilitados de vir até aqui o hospital doarem, peço que doem nos hemocentros próximos a vocês, pensem em mim e pensem que estarão ajudando outras várias Marilias pelo Brasil que precisam da ajuda de vocês para sobreviverem! Se tornem doadores frequentes, assim não precisaremos fazer campanhas de urgência e nossos bancos estarão sempre abastecidos prontos para salvar muitas vidas.

Agora quero falar sobre a fisioterapia, sempre que um paciente interna em qualquer hospital a equipe de fisioterapia passa uma visita diária em cada leito com cada paciente afim de manter o físico sempre estável mesmo que a pessoa esteja debilitada.

São exercícios de diversos tipos, desde força, respiração e alongamento que são feitos de rotina para realmente manter a saúde física do paciente, até exercícios que visam melhorar alguma deficiência, por exemplo, quando eu tive pneumonia em um pulmão e derrame pleural em outro, as fisioterapeutas faziam um exercício que chama Cpap que nada mais é que uma super mascara que solta um ar como se você tivesse andando de moto. Você fica preso a esta mascara e precisa fazer força para respirar constantemente mesmo com o ar atingindo seu rosto, ou seja um super exercício para os pulmões.

Atualmente como eu fico muito tempo no quarto e o espaço para caminhar aqui no corredor é bem limitado, são apenas 30 metros de corredor, a maioria das atividades que faço são para ajudar na circulação das pernas e dos braços e manter minha força, além claro de fazer exercícios respiratórios para minha asma que tenho desde pequena e para não ter nenhuma complicação pulmonar durante o tratamento.

As fisioterapeutas tem vários equipamentos que utilizam para não deixar as séries repetitivas e chatas, utilizam desde pesinhos iguais de academia, um pedaço de madeira para alongar, elásticos de diversas grossuras que são utilizados para exercícios de força e alongamento.

Como meu ponto fraco sempre foram os pulmões eu trouxe alguns instrumentos que adquiri de outras internações que são para fortalecer os amiguinhos. Um deles chama Respiron, é um aparelho que tem 3 bolinhas com pesos diferentes que você pode aspirar os expirar e elas levantam. Além disso existem 3 graus de dificuldade que vão limitando o ar que entra.

Outro instrumento que eu herdei de outras internações é o Shaker, que é um aparelho em formato de cachimbo que dentro possui uma bola de metal bem pesada e que quando assopra ela vibra e manda essa vibração pros pulmões e pros brônquios e ajuda a expelir secreções que estão "presas" nos pulmões e nos brônquios.

Para ilustrar melhor estes aparelhos abaixo vou colocar algumas fotos deles para vocês entenderem melhor.

Respiron

Shaker

Elástico

O temido e detestado Cpap


Pra falar bem a verdade eu sempre achei esse lance da fisioterapia um saco, mas quando percebi a importância que faz diante das longas internações passei a dar outro valor e hoje em dia gosto bastante e quando me sinto bem disposta procuro fazer concentrada e aproveitar cada instante.

Bom gente acho que é isso, espero que tenha ficado claro e que vocês tenham entendido um pouco mais sobre minha rotina aqui no hospital.

Até amanhã e um grande beijo a todos

8 comentários:

  1. Marília, que bom você poder contar com a ajuda de uma equipe multidisciplinar para cuidar da sua saúde como um todo: dentista, fisioterapeuta e médicos das diferentes especialidades. Hoje aprendi com você a importância da fisioterapia. beijos.
    KIKA.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro FINALMENTE eu fui citada nesse blog, e segundo voce esqueceu de pedir as fotos, vou te mandar por e-mail para voce colocar aqui!
    amei hoje, e desculpa por te ACABADO com vc na tranca! uahhahuahu
    te amo sisi!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Marilia, vi no facebook de uma amiga
    uma mensagem sobre doações de sangue e vim parar no seu blog. Começei e ler alguns posts seus e fiquei admirada com a sua determinação e força de vontade.
    É sensibilizante ver suas explicações sobre o tratamento, seu dia a dia, fisioterapia... mas o que marca é a sua garra, seu astral, sua forma clara e simples de escrever sobre um problema pessoal tão sério.
    A gente não tem a menor idéia do quanto somos feliz apenas por termos saúde não é?
    Desejo tudo de melhor e que sua recuperação seja breve.
    Fica com Deus !!

    ResponderExcluir
  4. Marilia, você é uma estrela! Penso em vocês todos os dias varias vezes. Rezo e mando muita energia. Bjs Cynthia

    ResponderExcluir
  5. ,,marilia to feliz que vc passou melhor,essa noite ,e que estava bem acompanhada nesse dia,que conseguiu comer nada como um dia apos io outro....vc e tao querida que daqui apouco a sala vai ser pequena de tantos doadores ,que graças a deus ,estao indo ai ,contribuir de alguma forma,para a sua recuperaçao,tds estao loucos para ver vc sair da dai ,e olhar para tras e ver que vc e mai que vencedora....eu sei que nao deve estar sendo facil...mas olhe para frente e veja que la no fim do tunel tem uma luz enorme acessa te esperando ,eu tenho absoluta certeza,que tds estao na torcida ,e que vc e uma alavanca na vida de tds nos .Um beijao enorme e continue passando para tds nos esse seu sorriso maravilhoso...!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Marília, cada vez que leio um pouco do seu blog fico emocionada em ver toda essa sua força, e alto astral.....apesar de não ser nada facil isso tudo que vc esta passando,vejo como encara tudo isso, e tenho certeza que é desta maneira que vc optou por conduzir essa batalha que vai fazer de vc uma VITORIOSA !!!!Um grande beijo e boa sorte, estamos torcendo muito por vc!!!!

    ResponderExcluir
  7. gatona, boa.
    vamos para u ma campanha nacional, para ajudar como voce escreveu, as marilias e marilius de cada cidadesinha por ai.
    voce gatona e uma verdadeira jogadora, nao quer perder nunca, como nos seus antigos jogos de handeibol, beijos e boa noite.
    mim den is

    ResponderExcluir
  8. Marilia,n sei se vc vai lembrar de mim, mae da Veridian do PP, fiquei muito emocionada ao ler seu blog.Sua garra nos comove muito.Ja mandei e-mail a todos os meus amigos para contribuir com a campanha. Vc e uma estrela de muita luz e estamos na torcida e certeza absoluta que vc sera uma vencedora.Um beijo enorme e continue com esse sorriso maravilhoso.Diga a sua mae e a Victoria que estamos mandando um gde beijo.

    ResponderExcluir