quinta-feira, 30 de junho de 2011

Diário de um Transplante - Dia 16 - PEDIDO DE AJUDA PARA DOAÇÃO

Oi gente boa noite,

Começo este post com um apelo, um pedido de ajuda, estou precisando de doadores de sangue mas preferencialmente doadores de plaquetas, abaixo está toda a explicação de como funciona o processo, por favor divulguem para todos seus amigos e qualquer dúvida liguem no hemocentro que eles esclarecem todas as dúvidas! Conto com vocês!

Doação de Plaquetas

Antes da doação de plaquetas é necessário:

1 - Cadastro de identificação do doador no Banco de Sangue;

2 - Avaliação do acesso venoso para doação;

3 - Coleta de amostra para a realização de exames sorológicos (HIV, Hepatite B e C, Sífilis, Chagas, Sífilis e HTLV.). Após o resultado, que poderá ficar pronto em até 05 dias, o Banco de Sangue entrará em contato com os doadores para AGENDAR o dia da doação.

No dia da doação:

1 - Realização da pré-triagem: onde será feita a verificação da pressão arterial, pulso, exame para descartar anemia e contagem de plaquetas. Se estes procedimentos estiverem adequados, o candidato será encaminhado para a sala de triagem onde será realizado um questionário e se for aprovado será liberado para a doação;

2 - A doação de plaquetas demora em média 2h30. O doador terá direito a almoço ou jantar e estacionamento gratuito.

Observações importantes:

· O candidato a doação de plaquetas pode realizar doações a cada 72h, não ultrapassando 04 doações no mês e 24 doações no ano.

· Caso tenha doado sangue recentemente, a doação de plaquetas poderá ser feita após 02 meses (homens) ou 03 meses (mulheres).

Agendamento para coleta de amostras para sorologia: agendamos grupos de pessoas interessadas em coletar sorologia, sendo no mínimo 06 e máximo de 15 pessoas. *3672-6741 / 3868-4326 (Dejaine / Patricia)

· Agendaremos as doações dos candidatos aprovados de acordo com a disponibilidade do doador. Agendaremos no máximo 04 doadores por período.

· As plaquetas têm uma vida útil de apenas 05 dias, por isso o agendamento é feito dentro de uma programação médica, de acordo c/ a necessidade dos pacientes.

· Doadores de plaquetas não podem tomar AAS (Ácido Acetilsalicílico), e nenhum medicamento que contenha Aspirina. Se tomar, aguardar 05 dias.

· Atestado médico só será fornecido ao doador quando realizar a doação de plaquetas, para coleta de sorologia só será fornecido declaração de horas.

SEGUE ABAIXO REQUISITOS PARA DOAÇÃO:

Pré-requisitos para a doação de plaquetas:

· Estar em boas condições de saúde e descanso (ter dormido no mínimo 06 h nas últimas 24h);

· Ter entre 18 e 65 anos;

· Pesar no mínimo 50 kg;

· Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos;

· Apresentar documento oficial de identidade com foto.

Impedimentos Temporários:

· Não ter tido febre ou qualquer sintoma de gripe nos últimos 7 dias;

· Não estar grávida;

· Não ter feito tratamento de canal, extração dentária ou drenagem de abscesso nos últimos 7 dias;

· Não ter feito remoção de tártaro e outros procedimentos c/ anestesia local, como obturações, nos últimos 3 dias;

· Ajuste de aparelhos, doar 1 dia após o procedimento;

· Acupuntura ou "piercing" realizados com material descartável, doar 3 dias após procedimento, caso contrário aguardar 12 meses;

· Não ter tido hepatite após os 10 anos de idade;

· Vacinação, o tempo de inaptidão pode variar de 03 dias a 4 semanas.

* Vacina H1N1 (72 h);

* Vacina contra a gripe comum, aguardar 4 semanas;

* Vacina anti-rábica (mordedura de cão ou gato) o impedimento é de 12 meses. Sendo apenas por precaução, o impedimento é de 4 semanas.

· Não ter feito tatuagem há menos de 12 meses.

Pessoas impedidas definitivamente de doar plaquetas são aquelas:

· Com doença de Chagas e malária

· Que tiveram hepatite após os 10 anos de idade

· Com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis, doenças associadas ao HTLV I/II e AIDS.

Obs.: Qualquer dúvida a respeito de impedimentos converse com os nossos médicos e enfermeiros nos telefones de cada posto em horário de doação.

Unidade Pompéia – Av. Pompéia, 1178 (estacionamento gratuito)

Segunda a sexta das 08:00 às 18:00

Sábados das 08:00 às 16:00

Tel. 36774444 ramal: 5027

OBS: Apresentar documento oficial c/ foto. Ex: (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, etc.)

Hoje meu dia começou muito mal, a mucosite estorou na boca, garganta e estômago, estou sofrendo para conseguir comer e agora pouco o que eu consegui jantar vomitei tudo. Mas tudo bem, vou fazer os bochechos com chá de camomila, passar a vitamina E nos lábios para hidratar e tudo vai passar! 

Daqui a pouco vou receber mais plaquetas já que ainda estão muito baixas e pode ser perigoso ter alguma complicação. De resto o dia foi bem ruinzinho, fiquei descansando na cama quase todo dia sem animo para nada. Mas nada como um dia após o outro. Amanhã será um novo dia e quem sabe todas essas queixas serão passado! 

Acho que por hoje é só, obrigada por acompanharem e mandarem mensagens de carinho e de experiencias como a minha, estou muito contente com o retorno que vocês tem me dado!

Um grande beijo

25 comentários:

  1. É sempre assim. Tem dias bons e dias menos bons. Mas nos todos estamos aqui com voce! Se anima e vamos em frente. Para doar sangue estamos um pouco longe, mas vou soltar a voz para minhas amigas. Um beijao durma bem e espero que voce amanha esteja melhor .
    Sua tia

    ResponderExcluir
  2. Estamos todos aqui com voce. É assim em tudo... Tam dias bons, e dias menos bons. Mas amanha tudo vai ser melhor. Vamos em frente com coragem e sem deixar a peteca cair. Para doar sangue estamos meio longe, mas vou soltar a voz com as minhas amigas. Um beijo sua tia!

    ResponderExcluir
  3. Marília, gostaria apenas que você soubesse que aqui fora tem muita, muita, muita gente que se importa com você. Então, saiba que você é muito importante. Isso que importa. Receba o nosso carinho e se alimente, se fortaleça com ele. beijos.
    KIKA.

    ResponderExcluir
  4. QUERIDINHA...pelo que li estou dentro dos padroes para a doação de sangue, vou agendar..! Olha, amanha o dia será melhor,,e a cada dia irá melhorar...! A arquibancada tá lotada, todo mundo torcendo e mandando muitas boas energias..! monte de beijinhos..te amamos.

    ResponderExcluir
  5. Maria Alice Carneiro30 de junho de 2011 às 18:34

    A gente sobe a montanha; pega um pouquinho da Luz do céu e depois a gente desce a montanha e coloca aquela Luz nos vales para eles ficarem iluminados; aí a gente encontra um rio lindo, toma água se refresca, e... sobe a montanha de novo!!
    Esta é a paisagem... Subidas e descidas; água e terra; sol e sombras; noite e dia...
    Amanhã vai ser melhor do que hoje!
    Beijo carinhoso,
    Mariah Alice

    ResponderExcluir
  6. Marília querida!
    Já vou agitar o pessoal por aqui! Com certeza eu e a Stella vamos doar!
    Fique bem e que Deus te proteja sempre!
    Muitos beijos,

    ResponderExcluir
  7. Puxa... mas qual o problema com tatuagem oras?? ele suja o sangue por acaso? rs! Vou dar uma ligada lá no tal hemocentro pra confirmar esta informação. Any way estou espalhando esta necessidade de doação para todos que puderem...tá?
    Fica firme.. esse deserto vai passar e vc vai chegar num oásis!!
    Bezinhus e saudações santistas sempre!

    ResponderExcluir
  8. Marilia,
    Tem dias de sol e tem dias de chuva,mas fica tranquila,pois seu guarda-chuva é enorme,familia e amigos estão aqui pra te proteger e apoiar.
    Animo e força sempre.
    Bjs,
    Monica Antunes(irmã Elaine)

    ResponderExcluir
  9. Marilia!
    Parabens pela sua força!
    Te admiro bastante! voce vai sair dessa logo!
    Que deus te abençoe e proteja sempre!!
    voce é uma vitoriosa!!

    Com carinho,
    Mazda

    ResponderExcluir
  10. Minha filhaaaaa!!!! Fica boa logo pra gente fazer "aquilo" que conversamos pelo telefone.... - Nao pode contar pra sua mae si noa ela briga comigo.....Fica boa logo e vem pra ca, agente vai si divertir e entornar o caneco juntas!!! Vamos ter dias ruins e menos ruins...mas lembra que nossa mente controla TUDO.....O numero de plaquetas vai subir, vai o PEGA vai acontecer em 10 - 15 dias e vc vai olhar pra traz e lembrar de tudo isso como uma licai de vida bem aprendida....Fucking A, aprendida pra caraca inclusive ne??? I love you, fica forte e fica bem!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Marilia, passei pra mandar um beijo e falar que tem muito gente torcendo por vc!
    Estou divulgando no meu face para que tenha bastante doadores!!!!
    Um beijooooo Robi

    ResponderExcluir
  12. Eu infelizmente nao posso doar, tive hepatite B depois dos 10 anos. Mas vou agilizar na minha pagina do facebook. bjs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. Mary eu nao posso doar devido a gravidez mas a meire estara ai na segunda!!
    beijo grande , fica com deus

    ResponderExcluir
  14. Querida
    Sou recepctora de rim, ou seja sou transplantada renal e enquanto aguardava chegar a hora , eu tive o apoio de meus amigos e familiares e companhia era o melhor remédio naquele periodo.. me coloco a disposição para sempre que quiser conversar .. me ligar para podermos passar alguns instantes com outros pensamentos ... beijo grande 30247677 - Denise

    ResponderExcluir
  15. Marilia! é o Tio da Jubu, Philippe! Um beijo enorme no seu coração! Converse com Deus, peça a Ele tudo o que precisa...O amor divino e de todas as pessoas que tiveram o privilégio de te conhecer irão te ajudar em mais esse desafio! O que mais admiro em Vc além de toda a beleza e graça, é seu espírito Guerreiro, sua garra e coragem!!!! Me espelho em VC! De onde vem toda essa sua Força?
    Vc é uma Heroína! Muito amor e bem estar pra Vc!
    Luiz Philippe e Elisandra

    ResponderExcluir
  16. marilia passei ai pelo hospital ontem,e to na torcida de poder ser escolhida para ser doadpora de plaquetas..vou conseguir !!!!falei ontem com asua mae ,ela tb e uma guerreira como vc ,eu tenhio certeza ,que esse espirito de luta faz parte do dna da familia carneiro,essa semana vou voltar no hospital ,mas mesmo assim estando de fora continuo na torcida ,e tenho certeza que vc ja e uma vitoriosa ,continue com esse sorriso lindo ,que e o espelho ,para tds nos.Um beijao especial para vc e se sinta abraçada bem forte por mim......

    ResponderExcluir
  17. Oi Marília, só para te dizer que estou aqui na maior torcida para que voce se recupere logo, sabendo que o futuro será saúde e energia para continuar curtindo a vida. Adoro seu otimismo, voce é só boa energia . Beijo no seu coração e todo meu desejo que hoje seja um dia muito melhor

    ResponderExcluir
  18. Oi Marília, vc não me conhece, mas sou amiga de sua tia Juliana, morei perto dela em Orlando, agora estou em São Paulo, sigo seu blog já algum tempinho e torço muito por vcê. Semana que vem estaremos eu e meu marido fazendo a doação e espero que possamos doar as plaquetas também.Tudo de bom pra você e continue firme, porque tenho certeza que muito em breve você estará totalmente livre do linfoma. Um super beijo e força!!!!

    ResponderExcluir
  19. Princess vc é a nossa luz .é a estrela que mais brilha nesse céu cheio delas,tinha certeza que esses dias dificeis chegariam mas pra vc eles seriam só mais alguns dias,pois vc sabe como contorna-los devido tudo que já passou.tudo é questão da maneira que se olha para as coisas e para os problemas,pior vc ja esteve ,quando vc estava a espera de um doador e todos esses dias ainda estava por começar lembra-se disso? então ,se pensar assim é mais facil falta menos do que antes.ah ah ah!!! Vamos seguir por ai tá certo!!! beijinhos fica bem, muito bem bem bem...beijinhos e boa noite.sou a Patricia França amiga da Tia Ju beijinhos.Eu ja sou sua fã,te acho uma linda menina ,doce ,meiga e fofa,ainda vou te conhecer e ser sua amiga é só eu ter uma oportunidade.Fica com Deus

    ResponderExcluir
  20. ola!!Te conheci agora Graças a uma amiga que postou seu pedido no Face..pelo que li não posso doar as Plaquetas pois tive Hepatite a alguns anos atras...mas irei compartilhei seu pedido com outras amigas,ok?
    Muita LUZ e principalmente Muita fé...Fixe o seu pensamente sómente 'NELE" JESUS CRISTO...ELE é o médico dos médicos...durante o seu caminho,logo tudo isso vai passar..Creia!MUITOS Bjssss e MUITA FÉ ATÉ QUE SAIA O TÃO AGUARDADO RESULTADO E VC POSTAR AQUI PARA TODOS NÓS COMEMORARMOS COM VC!!!Fique bem.03/07 08:50hs

    ResponderExcluir
  21. Oi Marília,sou amiga de sua tia,já postei no meu facebook,se Deus quiser vai dar tudo certo,logo logo vc vai estar boa,tenha muita fé,tenho certeza que vai dar tudo certo,fique com Deus,bjsss
    Cristina e Miguel

    ResponderExcluir
  22. Marilia,estamos todos aqui fora rezando muito por você!! Eu não posso doar sangue e plaquetas pq tive hepatite, mas estou postando no face e fazendo campanha para os amigos irem. Continue nessa luta que eu tenho certeza que vc sairá dessa vitoriosa!! Um beijo carinhoso, Fernanda, Brunna e Isabella

    ResponderExcluir
  23. Oi Marilia, tudo bem. Meu nome é Alexandre e já estive nessa situação como vc há 8 anos atrás! Graças a Deus estou ótimo!E tenho certeza que logo vc estará também. Brigue todos os dias com essa doença, lute e mantenha sempre o sorriso no rosto. Tenho certeza que vc vai vencer! Um abraço
    Alexandre Scaff

    ResponderExcluir
  24. marilia, faz tempo que eu nao te vejo, mas tenha ctz q eu estou torcendo pra vc se recuperar!

    bjs e força!!
    =D

    ResponderExcluir
  25. Este é um anúncio público para todos que querem vender um rim, temos pacientes que precisam de um transplante de rim, por isso, se você estiver interessado em vender um rim, por favor entre em contato conosco em nosso e-mail em iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou escrever para nós no whatsapp em +1 515 882 1607.

    OBSERVAÇÃO: Sua segurança está garantida e nosso paciente concordou em pagar uma grande quantia de dinheiro para qualquer pessoa que concordar em doar um rim para salvá-lo. Esperamos ouvir de você, para que você possa salvar uma vida.

    ResponderExcluir