Uma das coisas que convivo desde que me entendo por gente é a ansiedade, sou uma pessoa ansiosa por natureza!
Com todo esse processo da doença essa minha característica brota ainda mais, já que não me passam informações concretas do que esperar, quanto tempo esperar e como esperar.
Graças a Deus uma das consequências desta minha característica que me perseguiu desde pequena não ronda mais por aqui. Não tenho crises de bronquite há anos e não posso nem falar isso alto para ela não voltar.
Com o tempo você aprende a externar um pouco isso, acho que a bronquite foi embora depois do meu amadurecimento. Quando agente é nova, a ansiedade é mais difícil de controlar, a afobação cresce em sequência e as duas juntas abraçam a bronquite como um trio feliz e contente de amigas que não se veem há anos.
É difícil e leva-se tempo para compreender que guardar ansiedade para si mesmo, só faz ela se tornar um bicho maior do que realmente é. Até hoje tenho dificuldade de assumir minhas ansiedades e medos para outra pessoa, mas desde que conheci minha terapeuta ela arranca isso de mim a força, mesmo que sem anestesia. E dói à beça!
Quando comecei o tratamento, era ainda mais nova e mais ansiosa, o médico que me tratava percebendo bem isso indicou que eu fizesse terapia com uma pessoa especialista em pacientes oncológicos. É, acho que você esta pensando a mesma coisa que eu pensei, existe uma psicóloga especialista em pessoas passando por esse problema? Porque ninguém me contou antes? Essa é uma das razões da criação deste blog e deste post. Passar as informações adiante, para que os recém chegados neste processo não passem por tudo que eu passei por falta de informação!
Por isso, solicite ao seu médico uma indicação de especialista como esse, ou, caso não queira utilizar este recurso, use alguém próximo como seu próprio psicólogo, sua mãe, um amigo próximo, esposo ou esposa, a única coisa que não dá é ficar guardando essa ansiedade para si mesmo. Porque você já esta passando por muita coisa, e deve canalizar suas energias para combater essa doença e não perder força com esses detalhes bobos.
Dei uma pesquisada na internet para ajudar a encontrar este especialistas e encontrei uma Associação especifica para este tipo de profissional a Sociedade Brasileira de Psico – Oncologia.
O endereço do site para quem tiver interesse é o http://www.sbpo.org.br/
Lá você encontra uma lista de profissionais associados, que podem ser filtrados por estado!
Espero que tenham gostado!
Um beijo,
Porra, vc ta ficando muito boa nesse trem de escrever em Marilier... mais um talento pra lista!
ResponderExcluirTamo junto sempre!
Love u
Nina
Calma esta no fim vai dar tudo certo!!!!!!
ResponderExcluirbeijo
Papai
Oi Ma, mantenha-nos informados e escreva sempre, pois seus posts são lições de vida! Bjs bjs Cynthia
ResponderExcluir