domingo, 28 de novembro de 2010

Careca

Uma das adversidades da quimioterapia é a queda de cabelo, muitas vez mais temida pelas mulheres, sei que todas passam por esse medo e angústia e queria contar um pouco da minha experiência para quem sabe ajudar a diminuir estes sentimentos nas pessoas que passam por isso.

Quando soube pela primeira vez que tinha câncer e que iria fazer quimioterapia tinha meu cabelo comprido, mas devido aos meses que estava passando mal meu cabelo estava quebrado e fraco. Me lembro que na primeira internação quando descobri a doença já logo cortei o cabelo no corte Chanel, já temendo que iria perder meu cabelo, uma das coisas que mais gostava em mim.

Saí do hospital e tive minha primeira consulta para decidir quais eram os procedimentos a seguir, qual seria o tratamento, e o médico já me disse, seu cabelo vai cair 15 dias após o primeiro ciclo da quimioterapia (gostaria de esclarecer que cada caso é um caso, que existem quimioterapias em que o cabelo não caí, ou demora mais a cair, este que estou contando é o meu caso, pergunte ao seu médico a respeito deste assunto).

Dito e feito, 14 dias depois do primeiro ciclo de quimioterapia meu cabelo já caía aos montes, o chão do banheiro ficava cheio de cabelo, minha roupa, travesseiro. Uma das dicas que a santa enfermeira que aplica minhas quimios foi a seguinte "Marilia não espere o cabelo cair todo sozinho, não sofra vendo tufos de cabelo faltando na cabeça, antes disto acontecer já raspe de uma vez, assim você sofre menos".

Na hora até fiquei pensando, nossa será que eu vou ter coragem de raspar assim, logo quando começar a cair, mas sinceramente, quando vi a quantidade de cabelo caindo, não foi nem pelo sofrimento, mas pelo transtorno, o cabelo cai por todos os lugares, acaba sendo até por higiene.

Como já havia visto uma peruca/prótese fui ao cabeleireiro raspei a cabeça e logo coloquei minha nova cabeleira, pouquíssimas pessoas percebiam, ou melhor só as que sabiam que eu usava é que notavam, usei a peruca por muito tempo, ainda mais porque ainda estava na faculdade e tinha horror de ser o centro das atenções. Vale lembrar que tenho 1,80 e sou branca que nem um papel, careca ainda, não ia ter como não chamar a atenção.

Mas, ao longo do tempo, fiquei sem paciência, morria de calor com esse tempo quente do Brasil, a peruca exigia um cuidado que eu nunca tive com o meu cabelo então não tinha muita experiência no assunto, ou seja, muitos fatores me levavam a abandonar, e assim assumi minha careca.

Felizmente me acostumei super bem com a careca, minha cabeça era super redondinha e não tinha uma pessoa que não falasse que eu ficava bem assim, sem contar a praticidade de tomar banho, acordei to pronta entre tantas outras coisas.

Agora se é dificil assumir pra todo mundo a careca e sair por ai assim, é, é muito dificil, mas depois de um tempo fiquei pensando, acho pior o lenço do que a careca em si, porque o lenço parece que você quer "esconder" aquele estado e as pessoas percebem do mesmo jeito, acho que assumir a careca causa um impacto tão positivo, já que a pessoa percebe que você esta alí, aberta, dando a cara a tapa, assumindo que você é uma pessoa forte, está passando por isso e vai passar, ou até  melhor, pode achar que é por opção, hoje em dia muitas mulheres raspam a cabeça por estética, então muitas vezes passei batido de ser "doente" por ser só moderninha!

Uma boa maquiagem para manter um rosto com cara de saudável é essencial! Um blush e um corretivo fazem milagre na pessoa, e tira aquela cara de doente que as vezes o cansaço e os remédios deixam agente.

Agora se você ainda não está preparado pra isso, uso e abuse de lenços, turbantes e perucas, lembre-se você esta passando por um processo delicado, esta devia ser sua menor preocupação, faça o que te faz bem!




 Um beijo da ex careca, afinal cabelo CRESCE!      

5 comentários:

  1. Muito bom trabalho, Mary. Os tópicos estão cada vez mehores. Keep up with the good work!
    Beijão,
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Oi Marília!!!
    Acabei de ler teus depoimentos. Você escreve muito bem e esclarece com facilidade sobre a doença. A tua forma de encarar este desafio é de dar inveja a qualquer pessoa. Você é corajosa e isso é uma qualidade que vai te levar ao sucesso. Parabéns por ter essa careca linda por dentro. Torço muito por você. Te adoro e gosto muito de saber que vc faz parte da vida da minha filha.
    Bjussss
    Tia Márcia

    ResponderExcluir
  3. Vc é linda de qualquer jeitoooooooooooooooooooo mah!!!

    Amo vc e obrigada por existir na minha vida!!!!

    ResponderExcluir
  4. voce deveria ser escritora....e doceira...
    bjs flavia

    ResponderExcluir
  5. Voce é um exemplo de vida; a sua determinacao emociona qualquer pessoa que leia o seu blog!

    ResponderExcluir